Basta fazer uma pesquisa simples ou assistir jornais de notícia para acabar sendo bombardeado com diversos grandes problemas que assolam o meio ambiente e o ecossistema do planeta de alguma forma. São tantos problemas relatados que a grande maioria das pessoas acaba acreditando que não podem fazer muito para que este cenário seja invertido.
Mas, a verdade é que existem alguns problemas principais e mais importantes que devem ter a atenção total de todos, para que soluções possam ser aplicadas e este cenário possa, aos poucos, ser melhorado.
E, para que todos possam se conscientizar sobre estes grandes problemas que o planeta enfrenta, nós do INRESIDUOS.PT separamos os cinco grandes problemas do meio ambiente que não podem ser deixados de lado.
5 Maiores Questões do Meio Ambiente
Dentre as centenas de problemas que são apontados pela mídia todos os meses, existem aqueles que são os mais urgentes e influentes e, por isso, representam uma grande ameaça ao planeta. Vamos ver abaixo quais são e assim poderemos pensar em soluções para cada um deles.
Mudanças climáticas e poluição do ar
O principal e mais urgente problema que nosso planeta está passando por nossa causa é a grande quantidade de CO² na atmosfera causada pela queima de combustíveis fósseis. Esta quantidade elevada de carbono na atmosfera faz com que o planeta fique mais quente, já que o carbono absorve e reemite as ondas infravermelhas, e toda esta quantidade de CO² acaba causando mudanças climáticas.
No ritmo em que estamos, contando com a produção de CO² todos os meses, as mudanças climáticas logo entrarão em um estado crítico antes do que imaginamos. É necessário utilizar energias renováveis e reduzir para o mínimo de combustíveis fósseis.
Extinção de fauna e flora
Várias espécies de animais selvagens estão sendo cassados incessantemente para a produção de certos produtos, obtenção da carne ou outros tipos de especiarias que estes animais possam ter que é considerado valioso, nos mares o cenário também preocupa com uma grande indústria pesqueira que caça peixes e mamíferos dia e noite para a obtenção de carne e outras especiarias.
Esta exploração já extinguiu diversas espécies e está deixando várias outras a beira da extinção devido ao grande volume de caçadores e pescadores. Animais estes que também causam um declínio e desiquilíbrio do ecossistema quando são extintos e acabam prejudicando a todos.
Desmatamento
A indústria agricultora é a principal responsável por milhões em áreas desmatadas todos os anos, árvores de espécies raras ou até mesmo habitats inteiros que abrigavam fauna e flora únicas. Além de ser um grande berço para a biodiversidade do planeta, as florestas possuem um papel importante no ecossistema do planeta, mantendo o carbono em níveis mais baixos e longe da atmosfera e também dos mares e oceanos.
É necessário ações de reflorestamento tão grandes quanto a indústria que as destroem para que possamos reverter este cenário.
Superpopulação
Com mais de 7,5 bilhões de pessoas em todo o mundo, temos agora um grande problema com o processo veloz de crescimento da população mundial que acaba forçando ainda mais os recursos naturais do planeta. Isso inclui alimentos e, principalmente, a água, que é um recurso natural vital para a vida e não é infinito.
É necessária uma conscientização quanto a velocidade de crescimento, além de conscientização quanto a utilização dos recursos finitos, algumas coisas simples para proteger a terra podem ser aplicados no dia-a-dia.
Deterioração do solo
Exploração de diversos tipos deteriorou e tornou milhões de metros quadrados de terra completamente inférteis pela exploração desenfreada. É necessário adotar medidas de segurança e de renovação do solo, para que possamos produzir sem que nossa terra sofra tanto quanto está sofrendo agora.